Trending Topics boleh!

Muitos acreditavam que mídias sociais não funcionariam por aqui. A Malásia, provando ser diferente de seus vizinhos, sabe usar essa rede e o Twitter muito bem. Ontem foi sua estréia nos Trending Topics, com a hashtag #yorais.

Uma tentativa frustrada de controle à la Big Brother virou piada, quando o Ministro de Informação e Comunicação (ou 'aquele que cuida da censura') afirmou publicamente que o uso de mídias sociais deve ser evitado pelos muçulmanos - pois "são ferramentas criadas pelo Ocidente para corromper a cultura malaia". Ele disse mesmo, está tudo aqui, no The Star.

Sem querer, o Ministro Rais Yatim virou a nova celebridade dos tweets malasianos. A tag foi tão utilizada para criticar o pronunciamento que chegou ao Top 3 dos Trending Topics ontem à noite, por volta das 20h (hora local). A maior parte das piadas relacionava a idade avançada do político com a posição conservadora para com a internet. Os blogueiros daqui não deixaram por menos e várias postagens foram feitas sobre o tema.

Face = muka / Book = buku
- Aprendendo malaio no blog da Srta D! :D
 
"Rais é tão antigo que quanto Deus disse 'Faça-se a Luz', ele perguntou: 'Por que você está usando a língua do homem branco?"

É óbvio que o único modo de se controlar o que pode ser dito ou não dito no FB ou Twitter reside no bloqueio do acesso. Mas como estou em um país 'democrático', fazê-lo causaria mais desgastes do que alívio. As autoridades orgulham-se de serem exemplo para o convívio pacífico (?) entre as diversas culturas, a modernidade e as tradições islâmicas.

Então, inventemos uma historinha marota, quase jihadista. O povo compra - foi assim quando disseram que o melhor meio de prevenir a gripe H1N1 era usando máscaras, ou quando anunciaram que bebidas alcoólicas causam câncer.

Mas a internet não é tão fácil de ser controlada como as mídias ditas tradicionais e certamente a Malásia não quer assemelhar-se à China nesse ponto. É verdade, já tentei acessar clipes no YouTube e aparece a mensagem "Este vídeo não é permitido em seu país". Mas, genericamente falando, a internet ainda é um campo livre nesse lado do mundo (e que fique claro: eu nem queria ver sacanagem, viu?!).

A juventude malasiana não consegue viver sem seus Blackberries ou seus iPhones. Nasceram nessa era e com a vantagem de estarem no paraíso dos eletrônicos na Terra. Melhor que aqui, só Hong Kong.   *ah, Hong Kong... love!*

A tag truly Malaysian eleva o patamar das tuitadas - pelo menos, é assim que eles pensam. Ainda estamos esperando os comentários do Primeiro Ministro, em seu blog, em seu feed do Facebook ou até mesmo em seu Twitter.


:: Em KL, 00h09, já de quinta.
:: Ouvindo: The Editors.

P.S.: 'Boleh' é a expressão que eles usam pra pedir afirmação. É o verbo 'poder' usado como o 'né' dos goianos e o 'ok' dos americanos. Virou até lema do governo, anos atrás: Malaysia Boleh! (A Malásia pode!).

P.S. 2: Acabo de consultar a tag, o pessoal não pára de tuitar sobre o assunto! Coisa de lôco! Foi parar até na Wiki!