2010: e a vida continua...

2010 chegou. E muito mais rápido do que eu esperava. Nesse último mês, tanta coisa aconteceu - e tão rapidamente - que quando me dei conta, já era Natal. Depois, a cidade já anunciava as diversas queimas de fogos. Pronto, um novo janeiro chegou e eu ainda não consegui assimilar todas as informações e notícias dos últimos tempos.

Inúmeros projetos apareceram no trabalho. Agora, a ONG tem até Twitter, com atualizações feitas por mim. Dá uma chegadinha lá, não dói. Devagar eu pego o jeito internético dos malasianos. : )

Também participamos de competições beneficentes junto a bandas de rock locais e de campanhas com o departamento de responsabilidade social de diversas empresas. Ah, claro, no meio de tudo isso, os antigos projetos não param. Fiquei um pouco ('só um pouco?') estressada esperando algumas respostas, mas relevei. E as respostas ainda não chegaram.

No meio da correria, tive um treinamento de 3 dias em Bukit Merah, no estado de Perak. Param-se todos os trabalhos para que possamos ficar imersos nos exercícios motivacionais e de entrosamento. Como essas coisas não funcionam comigo, precisei relevar um monte - de novo -, mas no fim tudo deu certo. De bom, tiro as seguintes lições: aprendi como se faz uma jangada (caso eu me perca em alto mar), tive meu primeiro baile de máscaras e conheci Taiping, a antiga capital federal, e seu cemitério da 2ª Guerra. Agora é me preparar para o próximo encontro, pois estes acontecem a cada 4 meses.

Chegando da viagem em um dia, no outro me mudei. Sim!! Finalmente!! Estou em um apartamento maior e a 10 minutos de caminhada da estação central. Do meu quarto, tenho uma das vistas mais lindas da cidade; da sacada, posso ver as Petronas e a Torre KL. Meu humor matutino mudou pra melhor: demoro meia hora para ir e voltar do escritório, sem engarrafamentos. Meus colegas de apê são todos estrangeiros ocidentais, na mesma condição que eu: jovens, solteiros, morando aqui só por conta da carreira. Em duas semanas, já estamos bem entrosados, pois partilhamos as mesmas dúvidas e incertezas. Começo a conhecer outros estrangeiros e a fazer novas amizades - e como tudo isso é muito bom!!! Estava sentindo muita falta!

O pessoal até organizou uma ceia natalina e emendaram com uma festa no andar de baixo, no apê de outros estrangeiros. As fotos não negam que a diversão foi ótima. Eu, como prefiro algo mais familiar no Natal, me reuni com amigos para um brunch promovido pela Lotta e depois jantei com outros brasileiros no dia 24. Também esteve muito bom, comi até rabanada! E mais do que matar a saudade da comida, passei momentos ótimos com os amigos que fiz aqui. Por algum motivo, não nos conhecemos antes de vir, mesmo estando tão próximos e conhecendo as mesmas pessoas.

Mesmo que a Malásia não seja um Estado laico, o Natal é feriado nacional. Tem Papai Noel com chineses, budistas e muçulmanos tirando fotos, no trenó. Coincidindo com a megaliquidação de fim de ano, as pessoas aqui parecem relacionar a data somente ao consumismo. Mesmo assim, as decorações do shopping merecem aplausos - tem até neve artificial.

Nessa mesma toada, o Ano Novo ocidental aqui não faz muito sentido, pois cada etnia já comemora sua virada em datas distintas. Mas tem festa e folga. Passei o meu em casa com alguns amigos, vendo a queima de fogos da sacada - e nesses, incluo até quem esteve comigo online, durante a virada e todo o ano que passou. Beijo, Gravz! :*

Tudo continua a acontecer muito rápido: os projetos, as oportunidades, a vida. 2009 foi a conclusão de um preparatório que ensaiava há tempos. A cada ano, uma peça se somava ao grande cenário que eu achava que planejava - porque há sim ações e tempos que fogem do nosso controle. Pensando friamente, talvez eu não estivesse pronta. Mas já que enxergaram meu potencial, eu que não deixaria a vez passar. E sabe, estou surpreendida comigo mesma; se já me consideravam independente antes, cada novo dia me traz desafios em que provo que posso, sim, melhorar ainda mais.

No começo do Ano do Tigre, apenas agradeci. À vida, à minha família, aos meus amigos, àqueles que estiveram na mesma estrada que eu. Às dificuldades que enfrentei e àquelas do dia-a-dia. Ao novo e ao velho, ao que posso mudar - e mudarei - e àquilo que preciso aceitar. Agradeci a mim mesma por ter enfrentado as adversidades e por ter acreditado em mim. Meu Ano do Boi perdurará, desde que haja força de vontade.

Quanto ao blog, faço referência a um velho reclamão que conheci nesse último ano e à sua lista de resoluções para 2010: talvez as melhores histórias sejam as registradas pela alma, inatingíveis por palavras. Mas mesmo assim, tentarei traduzi-las aqui, pois ainda há muito a desbravar.

De minha parte, não tenho promessas. Apenas quero seguir em frente.

Feliz Ano Novo!

FOTOS:
Treinamento e afins
Natal e Ano Novo


:: Em KL, 20h24.
:: Ouvindo: Jamie Cullum