Do outro lado do mundo, sem internet

Se alguém te disser que uma das melhores coisas da Ásia é a velocidade da internet, desconfie. Aliás, corra. É tudo mentira.

Antes de vir morar aqui, eu realmente pensava que teria uma das melhores conexões do planeta. Que decepção foi chegar à Malásia e descobrir que linhas fixas e o ADSL são monopolizados pelo governo - e aqui, você ainda não pode ter um sem o outro.

Aumentar a velocidade também é uma coisa cara; logo, a maioria das pessoas que conheço paga somente por 1mb de velocidade. Imagine que legal isso, em uma república com oito pessoas (nota: essa NÃO é a minha república!).

O serviço também não é lá grande coisa e o sinal oscila muito. Na época chuvosa, os trovões assustam a conexão e ela simplesmente some, voltando só no dia seguinte.

Desde a última quarta-feira, minha casa está desligada do mundo. Pensa o desespero da analista internacional workaholic, somado à loucura do já pirado economista da General Eletric, Oil & Gas market (vulgarmente conhecido como Rubem, o colega de apê malaysian indian que adora carne). Contactamos a Telekom Malaysia (TM) várias vezes, abrimos vários chamados. Esperas intermináveis, telefones na cara, atendentes que insistem em dizer que tudo está normal e devolver o problema para você. Até parece que eu conheço essa história... Brasil Telecom feelings.

No domingo, finalmente, o Rubem conseguiu que eles mandassem um técnico aqui, para verificar o problema. Mas a área técnica não trabalha em fins de semana. Pediram pra alguém ficar de prontidão segunda ou terça-feira, que é quando eles verificam as ordens de serviço (que lindo seria eu explicando pro chefe porque não fui trabalhar nesses dias... ¬¬')

O mais engraçado - ou trágico - de tudo isso é que Kuala Lumpur está na lista das cidades mais conectadas do mundo. LAN Houses por aqui são raras, já que a maioria dos shoppings, restaurantes, hotéis, bares e qualquer outro lugar que aglomere pessoas oferece wi-fi de graça. É só carregar seu netbook para onde for (e acredite em mim, aqui eles fazem isso. Até na balada).

- Tá, Srta... então por que você mesma não fez isso e atualizou o blog?

Porque as duas últimas semanas voaram e este último fim de semana foi chuvoso, bem chuvoso - acompanhado de trabalhos que nem comecei, já que a internet foi passear. Dá preguiça sair na chuva quando não se tem carro. Me sobrou só um show de jazz, após um jantar com frutos do mar à moda tailandesa - com carona, claro. ; )

E que eu JAMAIS atualize o blog do trabalho, de novo. Amém.

* * *
ATUALIZAÇÃO: Esse texto foi escrito depois da meia-noite, às pressas, meio que um desabafo. Mas Alá teve dó de mim e a conexão voltou, bem quando terminei o 'amém'. Obrigada Senhor! Não dá pra ficar mais abandonada do que isso: a meio globo de distância da família e dos amigos.

: : Em KL, 00h19, já de segunda-feira.
: : Ouvindo: Muse.