Empreendedorismo Chinês

Esse post está mais para uma constatação do que para uma descrição. Até porque não dá para falar muito sobre esse assunto; acho que nem devo. Mas falarei mesmo assim. Eles também arrecadam impostos, oras!

Todo mundo sabe que chinês é um povo 'empreendedor'. Mesmo que hoje eles ainda estejam na fase do copia-replica, as suas cópias estão entre as mais bem-feitas - e caras - do mundo. Estando na Ásia, cada cidade tem sua Chinatown e a de Kuala Lumpur é imensa! Soma-se a isso o fato de as atividades econômicas serem realizadas quase que totalmente pelos olhinhos puxados. Restaurantes chiques, hotéis de luxo, lojas de eletrônicos e seus acessórios só funcionam se forem gerenciados por eles.

Daí, quero que vocês reparem. As réplicas chegaram num estágio de perfeição tão grande que fica difícil acreditar que a foto abaixo é a de um DVD pirata - ou melhor, de um box (!!!) de DVD pirata.

Box do piratão do Fringe - 1ª Temporada

Ao contrário do Brasil, esses tesouros não são vendidos em feirinhas sujas e furrecas. Todo shopping (todo mesmo, até os de luxo) tem pelo menos uma loja de venda desses discos: filmes, seriados, musicais, jogos, documentários da BBC e do Discovery... é só escolher!

- Ah, Srta... mas eu sou chique. DVD é coisa de pobre, eu já uso Blu-ray.

Não tem problema! Você também acha Blu-ray pirata! Acha até Blu-ray ripado em DVD. Com a MESMA qualidade de imagem. Os chineses aperfeiçoaram-se tanto na arte da réplica que fica difícil resistir. Eles investem na embalagem e na cópia também. Se você não está satisfeito com a imagem ou o som, é só voltar na loja e trocar. Os filmes custam RM10 (R$5) e os jogos oscilam entre RM10 e RM15 (R$5-10). Uma ida ao cinema, em dia de promoção, para ver filme censurado, custa RM15 - mais RM6,50 da pipoca (doce. Na Malásia não existe pipoca salgada. E não estou brincando). Façam as contas.

Comprando discos fora de coleções completas, tipo box, eles vêm cada um com capinha e esse plástico classificador. Se o vendedor for com a sua cara, ele até te dá a pastinha de brinde (acima de 15 DVDs, por aí)
Não se engane, é genérico também...

É a máfia chinesa tomando conta. E nem agem no submundo. Como eu disse, todas as vendas são feitas em estabelecimentos próprios, em bairros nobres, com registro na prefeitura e pagamento de impostos. A fábrica e os depósitos, porém, não ficam no mesmo lugar. Mas não se preocupe, sua encomenda chega no outro dia, garantido (até filmes proibidos no país ou que ainda não estrearam). Se tiver em estoque, os caras no walkie-talkie vão confirmar a entrega em meia hora - ou menos.

Aqui no Flickr tem mais fotos e detalhes. Esse post foi pros amigos fissurados em filmes. Depois que eu descobrir o mundo das réplicas em Chinatown, conto sobre as bolsas e os relógios.


: : Em KL, 22h45.
: : Ouvindo: Beyoncé.