Banheiros na Ásia

Ok, ok... ir ao banheiro (ou usar o toalete, sendo politicamente correta) é algo bem pessoal. Tão pessoal que não deveria ser comentado em jornais, revistas, tevê aberta ou blogs. Mas antes de viajar à Ásia, é preciso que eu apresente a verdade para vocês. E, vá lá, ela nem é tão ruim assim.

A tradição oriental, descoberta e glamurizada recentemente pelos ocidentais, tem também muito a ensinar no campo fisiológico. Aqui, caros, ainda se usam vasos turcos. Aqueles enfiados no chão, típicos de rodoviária de interior ou de posto de gasolina sujo à beira da estrada. Só que aqui eles não são sujos. São até mais higiênicos do que o trono que você se senta todos os dias.

Na verdade, o assento do tipo ocidental é algo bem recente. Antes, nós todos fazíamos as necessidades agachados - acocorados, melhor dizendo. Perdemos a prática de ambas ações, já que agora nos agachamos com as pontas dos pés, deixando o tendão de Aquiles todo atrofiado. Em toda a Ásia, isso ainda é bem comum. Tão comum que os chineses, por exemplo, não só conseguem fazer xixi desse modo. Se vão a algum lugar que não há vaso turco, eles se empoleiram em cima do sanitário normal mesmo. O acocorar não tem limite de idade: velhos, crianças, jovens... já vi até mulher grávida de oito meses.

Não precisa se assustar e desistir das férias aqui. Prédios comerciais, shoppings, restaurantes, todos esses ambientes públicos possuem banheiros com, no mínimo, duas cabines: uma para cada freguês. Como aqui é a Ásia e tudo tem fila, é só vc se encarregar de saber qual é a certa (geralmente os assentos sanitários são os primeiros, contando da entrada). Em qualquer um deles, você encontra um chuveirinho. Os orientais não usam papel higiênico; além disso, os muçulmanos, antes de rezar, lavam os pés - e pra isso eles não precisam escolher diferentes cabines.

Mas é bom que você esteja preparado, pois pode precisar do vaso turco nos lugares mais inapropriados. A universidade do último post, com toda sua estrutura moderna, só tinha esse tipo de wc no campus. Garanto que ninguém consegue segurar a vontade por mais de 8 horas; dor de barriga então...

Mais do que prática, você precisa vencer o medo!!! Esse post inteligentíssimo do obvious te ajudará nisso. Leia, te dá uma idéia geral do que fazer nessas situações - e de como não se molhar todo nas primeiras vezes.

; )

: : Em KL, 00h21, já de quarta.
: : Ouvindo: Kings of Leon.