O carro colorido da Lotus

A imprensa internacional anunciou recentemente a volta da Lotus à Fórmula 1. Para os brasileiros, isso certamente traz boas lembranças. Mas eu não estou aqui para falar disso, e sim do carro colorido da escuderia. Essa coisa linda aí embaixo.


No Brasil, pelo que pude notar, a comemoração é relevante, mas o porquê de tanta cor e tantos logotipos inéditos foi deixado de lado. A Lotus voltou à Fórmula 1 em parceria com o governo malasiano, a Proton e a Naza, os grandes conglomerados automotivos daqui - as cores fazem menção à bandeira do país. O anúncio foi feito pelo próprio Primeiro-Ministro, mas sem citar números relativos ao investimento.

Me impressiona o fato de eu só ter lido essa versão da matéria em jornais locais. O The Star, distribuído gratuitamente na estação central de Kuala Lumpur, traz uma reportagem completa. O time chamar-se-á 1Malaysia (em Bahasa: Satu Malaysia), o slogan do governo para este ano. Sua equipe será composta de aproximadamente 200 pessoas e os comentários de rua já sugerem que os corredores malaios da Fórmula A1 serão os escolhidos para pilotar o carro. A posição oficial, porém, sai dia 31 de outubro.

A equipe será a primeira a estabelecer-se fora da Europa, no Circuito Internacional de Sepang, e toda a tecnologia e design são nacionais. O nome da Lotus foi escolhido pela sua credibilidade internacional - ah, e também é bom dizer que ela detém uma parte do capital da Proton.

Agora, vamos a alguns nomes de peso: o time será gerenciado pelo ex-diretor técnico da Renault, Mike Gascoyne. O presidente será Tony Fernandes, dono da AirAsia (a maior empresa de viagens low-cost do mundo), tendo ainda como acionistas o CEO do Naza Group e o próprio governo da Malásia. Espera-se que isso contribua com o avanço e desenvolvimento do país na arena internacional.

Hoje, a F1 foi pauta de várias conversas no escritório. Uns a favor do incentivo federal, outros nem tanto. Mas todos concordaram em uma coisa: esse carro ficou MUITO estranho. Mesmo. Como a própria Lotus disse que o possante fica pronto em fevereiro (a linha de produção começa na Europa e termina na Ásia), esperamos que eles escolham outra pintura. Algo menos carnavalesco, talvez. ; )

:: Em KL, 01:32h, já de quinta.
:: Ouvindo: A-Ha, Summer Moved On.