Este não é um post sobre Singapura

Muitos dos meus textos escrevo à mão, antes de sentar-me na frente do pc - o último foi produzido em Singapura, meu mais novo carimbo no passaporte. Agora que sou uma largada da vida (leia-se desempregada), sobra tempo para viajar. 

Mas este não é um post sobre Singapura - e nem é porque a cidade não possui muitas atrações. Sim, é uma cidade-shopping, mas achei muito dinâmica! Artística e cultural também: vários museus, exposições... sempre há algo acontecendo, de graça ou a preços acessíveis. E, se você mora lá, com certeza tem dinheiro o bastante para sair da ilha quando quiser - para descansar do mundo onde tudo é limpo e funciona direito.

Este não é um post sobre Singapura, apesar de eu ter ficado lá por três noites. Viajei sozinha e nunca me senti tão segura em toda a minha vida! Pelas manhãs, chovia e eu não pude visitar todos os lugares que tinha em mente. Aproveitei o tempo para conhecer novas caras e ouvir histórias inéditas na área comunal do albergue.

Este não é um post sobre Singapura porque estava lá por não poder estar na Malásia - o visto de trabalho vencera e eu precisava ganhar um novo período legal no país. Este é um post sobre como as mudanças aparecem feito tsunami - e tal como ele, devastam se você não estiver preparado e seguro de quem se é.

Em Singapura e no meio do refluxo, tive dúvidas, fiquei nervosa, quis pedir arrego - mas não havia ninguém, a não ser eu mesma, para me ajudar. E isso bastou.

Este não é um post sobre Singapura porque ainda espero a maré baixar e descobrir o que o mar me trouxe. Sinto que Singapura ainda me verá de novo - e eu anseio por isso.

Entre uma reflexão e outra, algumas fotos:

Casa de chá no Asian Civilizations Museum

Clarke Quay (Distrito Financeiro) durante o anoitecer

Mostra sobre a exposição midiática nos Esplanade Threatres

Merlion, o leão-sereio símbolo de Singapura. O nome da cidade-estado data do século XIII, quando o barco de um príncipe de Sumatra naufragou perto da ilha. Buscando refúgio em terra firme, o nobre avistou um animal que pensava ser um leão e batizou o lugar baseado nisso (Singa = Leão e Pura = cidade, templo). Acontece que não lá leões no Sudeste Asiático; é mais provável que o príncipe indonésio avistara um tigre.

Marina Bay Sands, a megalomania em concreto e navio: teatros, cinemas, centro de convenções e um cassino. No topo, palmeiras e piscina, para curtir observando o horizonte - a Malásia, inclusive.

Pôr-do-sol no Rio Singapura

:: Em KL, 20h41.
:: Ouvindo: Djavan.